top of page
  • Foto do escritorSenergisul

Usina Termelétrica de Candiota - Fase C é vendida para a Âmbar Energia.


Imagem: Divulgação/Internet


Um dia 07/09 triste! Um dia que não será esquecido! A Usina Termelétrica de Candiota - Fase C é vendida.


Empregos serão mantidos, mas até quando? Em reunião virtual, foram comunicadas algumas mudanças, dentre elas, foi estipulado o prazo de 3 meses para a transição, onde os contratos dos funcionários serão passados por sucessão, para a Âmbar Energia, nova controladora de Candiota III.


Após diversos "golpes", a ELETROBRAS foi privatizada, e com o desmonte dessa grande estatal, passou às mãos do mercado financeiro.


As usinas térmicas garantem segurança energética, pois em casos como os apagões, precisa-se de energia alternativa. Com a Fase C no mercado financeiro, não há controle sobre os preços aplicados para venda.


Em momentos de falta de energia no país, a termelétrica Candiota III é a mais lembrada pela ANEEL e ONS, porém eles não divulgam esse fato. A Usina atua para garantir a qualidade da energia elétrica entregue aos consumidores da região sul do Brasil.


Em 2022, durante 19º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, o diretor de Geração Térmica à época, senhor Jorge Andrighetto Junior, representando a CGT Eletrosul, citou a Termelétrica Candiota III (350MW) como sendo referência em eficiência no setor elétrico. Com essa afirmação, está mais do que justificada a IMPORTÂNCIA da FASE C, agora pertencendo ao Grupo Âmbar.


Observando o comportamento pelo mundo, verifica-se que a Alemanha, devido à guerra da Rússia, para manter sua segurança energética, está retornando com geração à carvão vegetal. Em junho, a França reestatizou a EDF (Eletricite de France), maior geradora de energia elétrica do país, a qual também teve ações negociadas na bolsa e voltou a ser 99,9% de propriedade do governo Francês. A matriz energética da China, de onde veio a Fase C, é baseada em fontes de energia fósseis. A economia chinesa, especificamente do setor industrial, majoritariamente depende do carvão.


Uma riqueza equivalente a dois pré-sal na região mais pobre do RS, sendo entregue ao mercado financeiro, que poderia ter sido usada promovendo desenvolvimento. O pouco que se tem é resultado do trabalho nas usinas. Comércio, prefeituras... todos dependem basicamente dessa economia. Agora, as cidades estão propensas a virarem fantasmas, habitadas apenas por crianças e aposentados, pois adultos em idade produtiva irão atrás de oportunidades.


Aprenda com os erros dos outros. Você não consegue viver tempo suficiente para cometer todos por si mesmo.” (Eleanor Roosevelt)



O SENERGISUL SOMOS TODOS NÓS!


A Diretoria.



SENERGISUL - HÁ 81 ANOS AO LADO DA CATEGORIA ELETRICITÁRIA!


Fonte: SENERGISUL

299 visualizações1 comentário

1 Comment


Ivanir Nava
Ivanir Nava
Sep 15, 2023

O mesmo PT que assinou o acordo de Paris (Dilma), para reduzir o efeito estufa, agora crítica a venda de Candiota que é uma das fontes poluidoras. Tropina de desmemoriados ou sem vergonha mesmo https://oglobo.globo.com/brasil/sustentabilidade/brasil-ratifica-acordo-de-paris-para-reduzir-emissoes-de-gases-estufa-20093780

Like
bottom of page